terça-feira, 7 de junho de 2011

* Cultura

- Dança Em Angola, a dança distingue diversos géneros, significados, formas e contextos, equilibrando a vertente recreativa com a sua condição de veículo de comunicação religiosa, curativa, ritual e mesmo de intervenção social. Não se restringindo ao âmbito tradicional e popular, manifesta-se igualmente através de linguagens académicas e contemporâneas. A presença constante da dança no quotidiano, é produto de um contexto cultural apelativo para a interiorização de estruturas rítmicas desde cedo. Iniciando-se pelo estreito contacto da criança com os movimentos da mãe (às costas da qual é transportada), esta ligação é fortalecida através da participação dos jovens nas diferentes celebrações sociais (os jovens são os que mais se envolvem), onde a dança se revela determinante enquanto factor de integração e preservação da identidade e do sentimento comunitário.

Depois de vários séculos de colonização portuguesa, Angola acabou por também sofrer misturas com outras culturas actualmente presentes no Brasil, Moçambique e Cabo Verde. Com isto, Angola hoje destaca-se pelos mais diversos estilos musicais, tendo como principais: o Semba, o Kuduro e a Kizomba.


- Culinária A simplicidade é a principal característica da culinária angolana, onde abundam os ingredientes frescos e de sabores contrastantes, que se fundem em pratos onde sobressai aquilo a que poderíamos chamar os "sabores da terra". Na cozinha angolana não há molhos de sabores refinados ou complicados, e a simplicidade caracteriza a própria imagem visual do prato.

- ArteA arte angolana utiliza materiais como: madeira, bronze, marfim, malachite ou médio cerâmicos. Cada grupo ethno-linguístico em Angola tem sua própria expressão artística. 

Outros ícones da arte angolana:
• A máscara feminina Mwnaa-Pwo usado por dançarinos masculinos nos rituais de puberdade em seu território.
• Máscaras de Kalelwa policromáticas, usadas durante cerimônias de circuncisão.
• Cikungu e Cihongo máscara que evocam as imagens da mitologia de Lunda-Cokwe



Nenhum comentário:

Postar um comentário